O berço da pesca artesanal em Itarema
Agenda
- PASSEIO DE BARCO: 2 PERCURSOS (SECRET SPOT OU RÍO DAS COBRAS)
- AULAS/DEMOSTRAÇAO DE CULINARIA CAIÇARA (2h, R$50,00)
- VISITA AOS TRAPICHES/ DESCARREGA DE ATUM
- JANTAR CAIÇARA OU ATUM
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
- Trilha indicada para famílias ou grupos de amigos;
- Classificação dos Passeios: Fácil
- Saída de acordo com a tábua de maré, podendo ser pela manhã (8:00h) ou a tarde(4:00h) isso vai depender;
- Deslocamento de veículo próprio até o local de saída é possível;
- Orienta-se o uso de protetor solar, repelente e óculos de sol;
- Oferecemos: água mineral a saída e água de coco no final do trajeto para os participantes;
REGRAS
- USO DE COLETES E OBRIGATÓRIO
Vale destacar dois grandes festejos a Festa de Nossa Senhora das Navegantes em fevereiro e o Festival Gastronômico do Atum em outubro. A região de Porto dos Barcos é produtora de atum, lagosta, polvos e outros pescados. Termine o tour em uma autêntica vila de pescadores com tradições de pesca artesanal, trapiches, observação dos grandes barcos atuneiros e a despesca do atum marca este destino. A gastronomia caiçara do restaurante das marisqueiras é um convite irrecusável para aprender e saborear pratos da culinária local, peixadas, o peixe assado com grolado, caldos diversos mariscos como búzios e o sorôrô.
Um local bucólico, uma vila de pescadores que mais parece retirada de filmes e livros de aventura. É possível durante este trajeto. Você poderá desfrutar banhos em praias preservadas, observar garças azuis e martim pescador. O passeio ecológico de barco do Secret Spot da Ilha do Guajirú ou o Passeio do Rio das Cobras são recomendados para toda a família, com contato direto com a natureza e a cultura caiçara. Seguindo mais ao norte, você poderá conhecer o passeio do Secret Spot ou o da Barrinha da Tijuca pelo Río das Cobras até a Barrinha da Tijuca. O percurso é feito em barco com segurança com grupos de 4 a 12 pessoas, com duração de 2h ou 4h com paradas para banhos. A trilha é uma beleza por florestas de manguezais: a Trilha do Salgueiro. Saiba mais sobre a observação da fauna e da flora no percurso comentado por um guia ou monitor/condutor local. Ao final é possível fazer um passeio pela comunidade uma autêntica vila de pescadores.
- Uso de coletes obrigatório;
- Saída de acordo com a tábua de maré, podendo ser pela manhã (8:00h) ou a tarde(4:00h);
- Tempo de 1h para banho
Embarque numa jornada de descoberta culinária, onde você aprenderá sobre a preparação de pratos locais icônicos. Estes incluem a popular moqueca de arraia, o delicioso caldo de lagosta e o apetitoso arroz de polvo, todos preparados com uma mistura de técnicas culinárias tradicionais e inovadoras. Esta maravilhosa aventura culinária é uma oportunidade para você experimentar os maravilhosos sabores da cozinha caiçara e explorar os sabores únicos de Porto dos Barcos. Liderados pela talentosa e experiente Chef Glais, que é representante das marisqueiras de Itarema.
A Chef Glais é a guia perfeita para esta aventura, tendo nascido e se criado na comunidade, passado muitos anos preparando os pratos típicos da culinária caiçara, partilhará conosco a sua riqueza de conhecimento, enquanto navegamos nesta fascinante experiência culinária. Durante a demonstração, você terá o prazer de provar as deliciosas iguarias, aprendendo ao mesmo tempo sobre a rica cultura caiçara.
Esta experiência culinária não é apenas uma oportunidade para desfrutar de uma excelente cozinha, mas também é uma oportunidade perfeita para nos imergirmos na cultura gastronômica local e apreciar o seu rico patrimônio histórico.
Está cansado de ter as mesmas experiências de férias? Procura algo verdadeiramente marcante que deixará uma impressão duradoura na sua memória? Então chegou a hora de você conhecer os Trapiches do Porto dos Barcos! Este destino inspirador oferece uma beleza e encanto incomparáveis que prometem uma experiência inesquecível.
Aproveitar a observação do descarregamento do atum dos barcos pesqueiros que regressam após 30 dias em alto mar oferece é experiência única e emocionante no maior porto pesqueiro de atum do litoral nordeste do Brasil. A chegada dos barcos ao porto torna-se num espetáculo impressionante, com os pescadores descarregando cuidadosamente cada atum capturado. Você poderá contemplar de perto a magnitude do esforço do trabalho, a habilidade e a coragem demonstrada pelos pescadores. Além disso, será possível apreciar a diversidade de tamanhos e espécies de atum e aprender sobre os seus hábitos e a pesca sustentável. Mas isso não é tudo!!
Também é possível degustar o atum recém-capturado, tornando a experiência ainda mais gratificante. A qualidade e sabor incomparável do atum tornam este cenário ainda mais inspirador. Há algo verdadeiramente único nestes locais, os trapiches se diferenciam de outros destinos turísticos, pelo ambiente de alegria, a força de vida e desconcentração entre os pescadores, como visitante sentirá a sensação que estar entre amigos.
Além de observar o processo de descarga de atum nos trapiches é um momento inesquecível que você não vai querer perder. Se você está interessado em mergulhar na cultura local.
Se você está um apreciador da gastronomia e gosta de descobrir experiências culinárias autênticas e únicas! Então, a cozinha caiçara deve estar na lista das comidas obrigatórias que você deve deixar de experimentar. Esta culinária oferece uma grande variedade de sabores tentadores, todos eles originários de ingredientes frescos e locais, escolhidos a dedo pelos próprios pescadores e pescadoras da região.
Degustar um jantar caiçara não é apenas uma experiência de refeição. É embarcar numa viagem gastronômica de descoberta, que levará você por uma aventura completamente nova da cozinha brasileira. A refeição é preparada por cozinheiras habilidosas, que utilizam técnicas antigas e ingredientes frescos, resultando em cada prato, uma obra de arte culinária e deliciosa.
Existem vários pratos tradicionais no menu, cada um com um sabor único e autêntico. Desde a apetitosa moqueca de arraia, ao saboroso risoto de polvo, e até mesmo à inesquecível peixada Itaremense, um prato muito apreciado. À medida que saboreias cada prato, você se torna mais intimamente familiarizado com a cultura local e o dia-a-dia dos caiçaras; tornando a experiência não só um prazer culinário, mas também um vislumbre notável de um modo de vida sustentável e cultural.




















